Guerrilhas e actos terroristas em Noite de Natal

Dezembro 25, 2006

00891186.jpg 
Foto: Ali Haider

Tenho estado a reflectir sobre as múltiplas referências à paz que, nos últimos dias, se foram acrescentando aqui nos comments e nos emails que me enviaram.

Ontem, logo pela manhã, no rádio do carro, fui informada da invasão da Somália por tropas da Etiópia. As crias desataram a fazer perguntas (muitas perguntas!). Perguntas difíceis de atenuar porque questionam perplexidades sem resposta que são minhas também. Somo as sombras da Somália às guerras ateadas e aos conflitos latentes que me angustiam. Por razões minhas, aflige-me de sobremaneira o que se passa em Timor e o horrendo genocídio a lavrar em Darfur.  Não vale a pena fazer aqui o inventário do horror, lembrar que também existe o Iraque e a Faixa de Gaza. Vale, todavia, a pena reproduzir uma frase de Pequena Cria, no banco de trás:

«As pessoas dizem que temos sorte, que em Portugal, pelo menos, não há guerras, mas eu acho que há. Só que são guerras invisíveis porque andam escondidas no coração de algumas pessoas e não se vêem. Há muitas pessoas que trazem o coração e a cabeça em guerra e só damos por isso quando nos bombardeiam com coisas que nos magoam muito!…»

(…)

E vem a noite e a Consoada. No ecran da televisão sem som passam imagens fugazes de gentes e países a braços com guerras que não se interrompem só porque já é meia-noite. E vou eu pensando, de mim para comigo, em como é implacável e estridente esse estampido dos mísseis disparados de longe, mesmo quando carregar numa tecla permite que lhe retiremos o som!… E volto a lembrar-me das crias e da sua lucidez, no banco de trás do carro, esta manhã. Subitamente, Portugal já não me parece um oásis a salvo de tormentos bélicos: há sim, perigosos corações a ameaçar a nossa paz com as guerras atrozes que os mastigam por dentro e cujos estilhaços beliscam à distância os vidros da casa em festa. E ergo do fundo do peito qualquer coisa a que nem sei se chame voto, desejo ou prece, ou senão que outro nome lhe dê. Qualquer coisa que pede que se aquietem para sempre, para seu e nosso bem.   

(…)

Porque eu não entendo, juro que não entendo, como podem alguns teimar na escolha dos caminhos da eternalização dos conflitos.
Não entendo, juro que não entendo, como pode haver quem considere a Noite de Natal uma oportunidade propícia ao assalto e ao embuste, um momento estratégico para o avanço camuflado da invasão.
Que “santa” saudade poderá ser essa, que dizem albergar-se-lhes nos corações, e que se mata estremecendo a paz, minando o sossego e vangloriando-se do seu poder para espalhar a discórdia?!

Não, eu não entendo – e jamais entenderei – que “nobres” sentimentos e intenções são essas, que fazem alguns serem capazes de actos de pura guerrilha e terrorismo em plena Noite de Natal. 

(…)

… E esta frase, só esta frase, a ribombar dentro de mim, o resto da madrugada:
«Deixo-vos a Paz, dou-vos a minha paz»
Vá-se lá saber porquê?!…

6 Respostas to “Guerrilhas e actos terroristas em Noite de Natal”

  1. AaCredtCard Says:

    Hi 2 all! I have financial problems and need a credit card as soon as possible. I hope that it will help me to solve some of them. I have heard about instant approval credit cards and found the site where such kinds of credit cards are presented. Do you think this site is real and instant approval credit cards can help me in some case?

    first premier fraud

  2. AaCredtCard Says:

    I am interested in cash backs. I shop a lot so I want to get at least some of my money back. So I’ve found this very helpful site with credit card comparison

    premier centennial

  3. AaCredtCard Says:

    Hello guys! Please, somebody, give me wise advice. My credit is really bad. I have one bad credit card and need one more to solve some money problems. How to know whether my application will be denied or not. And is this a reliable website to apply online? I am waiting for your answer. Thanks

    0% apr credit card 500 limit

  4. EeCreditCard Says:

    Hello, everybody! I’m opening a new business, it’s small, so I need a reliable web source to apply for a card. I’m asking everybody around. Do you know something about

    consilation loan

  5. Eli Nelson Says:

    If only more than 67 people could hear this!


  6. Haha am I really the only comment to this great article!?


Deixe uma Resposta

