«Em todas as ruas te encontro / Em todas as ruas te perco»

Novembro 23, 2006

dsc_1629.jpg

A tua dor é um quase nada a eu acedo só porque já nada posso, diante do reflexo extemporâneo de tudo o que tanto  me doeu também. E se fico é porque já não me fixo. Porque só a esperança fere e só quem acredita teme, e eu já nada temo, a mim já nada me dói. Perdi-me da ânsia e de tudo o mais que é fome desse resto que falta ao vazio. E se fico, não é porque acredite que ainda nos possa salvar, não é sequer por ainda desejar um qualquer castigo justo que nos imortalize as perdas e os danos. Se fico é porque chove, e eu hei-de morrer a pertencer à raça daqueles que não crêem que os céus se rasguem em prantos vãos. 

(…)

A rua, Querida. Eu a descer a rua. Tu parada na rua, Querida. Na mesma rua, Querida. Como se acasos não houvesse, como os há. Como se quisessem dizer alguma coisa, como nem sempre querem. Como se servissem para alguma coisa, como nunca mais serviram. Como se adiantassem o suficiente para mudar as coisas, para guinar os rumos e modificar a parte tangível do mundo.  Eu e tu, Querida: outra vez na mesma rua. Como se ainda fossemos acaso. Como se ainda fossemos destino.

(… )

aspas_azuis22.jpg  Em todas as ruas te encontro
Em todas as ruas te perco

Mário Cesariny

E o verso do poeta que me não larga… E esse fio das palavras a atravessar-se por entre a chuva… a salvar-me de mais um abismo que possa suceder-se ao breu e à noite escura… Como uma branda mão de demiúrgo a guiar-me por entre o labirínto da água em dia de tempestade…

Deixe uma Resposta

