Canja com gosto de hortelã

Novembro 7, 2006

625-00898756b.jpgPeço uma canja e que lhe ponham dentro um pouco de hortelã (por favor!), porque me ensinaram um dia a levar à boca qualquer coisa que tenha o sabor da saudade, que se não passar, pelo menos amansa: a falta de alguma coisa, ou alguém, quando a saudade aperta e a falta vem, galopante e desenfreada, ameaçando esmagar-nos de tão pesada. Ouvi com atenção e descobri depois, sozinha, que é verdade, sim, tinham razão: a hortelã, o leite e o mel, têm sobre mim esse efeito. E é por isso que, apesar da hora, uma canja de galinha a fumegar na noite húmida me parece uma excelente ideia. Não sei se é consensual, mas eu tenho por princípio absoluto que existem horas em que só uma sopa nos reconforta. Nada se compara, na verdade, ao poderoso efeito de uma canja de galinha: perfeito a acalmar a fome, extraordinário a suavizar súbitas saudades, único a reparar nostalgias repentinas, carências súbitas, abandonos momentâneos – exímia a restaurar o calor que fugiu nos corações. Tenho, aliás, para mim que ao seu ralo valor calórico deveria ser acrescentado em rodapé o valor nutricional que soma à alma!  Resultado garantido: em mim, esta noite, voltou a funcionar a 100%. Depois da última concha é como se não precisasse de mais nada, nada que me fizesse demasiada falta: e o reconforto é tão grande que já só quero dormir. Obrigado pelo convite. Foi realmente uma boa ideia, a tua sugestão.  A canja e o gosto da hortelã juntaram cada pedacinho que se tinha desintegrado, sem eu dar por isso, e agora a melhor coisa do mundo parece-me sem dúvida a protecção e o aconchego da minha cama, rápido, depressa e urgente: aqui.
Um beijo, até amanhã!

Deixe uma Resposta

