Viagens | Porque hoje, sem querer, lembrei-me de Caraíva…

Agosto 18, 2006

47_cara2.jpg
Fotos: Lelo Jachimowicz – Caraíva (Bahia)

47_cara9.jpg 47_cara16.jpg
47_cara14.jpg 47_cara1.jpg

Hoje, olhando mapas e destinos, não interessa a que propósito ou com que finalidade, veio-me à cabeça Caraíva. É nestas coisas que ainda me sucedem, invadem e assaltam sem querer que percebo o quanto ainda estou ligada a ti, o quanto há ainda para superar, esquecer, perder, desaparecer. E, da mesma forma que me lembro, vêm-me de novo todas as coisas amputadas, esquecidas, penduradas, passadas a diante, deixadas por fazer e por cumprir, como se afinal nunca tivessem sido assim tão importantes, como se tivessem deixado de interessar, como se (afinal) nunca tivessem sido a sério, nem para valer. E depois dou comigo a encolher os ombros, a suspirar e a deitar para trás das costas, a pôr de lado e a já nem querer saber. É nestas alturas (também) que eu percebo o quanto já nada há a fazer: é que (por essas e outras) tornou-se demasiado o meu desencanto. Já não quero, já não gosto, já não aceitaria nem que viesse servido em bandeja de prata – como tu nunca mais! E justamente porque, sem eu querer ainda me assalta é que eu sei que há que dar tempo ao tempo e que estou no caminho certo: passar à frente e esquecer. De vez. Porque sim. Graças a Deus. Um dia!… Um dia – já que pelos vistos não pode ser agora (ainda não é agora, ainda não é já, ainda não é hoje) – se Deus quiser, em breve, eu chego lá: hei-de esquecer-me por completo de ti. Porque é justo e a justiça tarda, mas não falha: esquecer-me de ti por completo. Com toda a franqueza e sinceridade de que a minha memória há-de ser capaz.

Caraíva!… Para o Diabo contigo, Querida! Para o Diabo contigo.

Deixe uma Resposta

